-
Arquitetos: Neri&Hu Design and Research Office
- Área: 4200 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Pedro Pegenaute
-
Fabricantes: Duravit, Kohler, PG, Zucchetti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado junto ao Lago oeste de Yangzhou, o terreno escolhido por Neri&Hu para projetar as 20 suítes deste hotel boutique era bastante desafiador, devido as suas pequenas lagoas e a uma série de edifícios existentes. O programa de necessidades sugeria a adaptação de várias das antigas estruturas, dando-lhes novas funções e acrescentando novos apartamentos para acomodar a total capacidade desejada pelo cliente.
A estratégia utilizada pelos arquitetos para unificar esses elementos dispersos no terreno foi a criação de um grid, sobrepondo muros e caminhos que conectam as diferentes estruturas do programa, configurando uma série de pátios internos que fazem referencia aos pátios da arquitetura vernacular chinesa. Assim como na arquitetura tradicional, o pátio aqui serve para organizar e hierarquizar os espaços interiores e exteriores, capturando a paisagem dentro da própria arquitetura.
As estreitas passagens construídas inteiramente com tijolos de demolição, forçam uma longa perspectiva enquanto a luz ressalta as várias tonalidades e texturas dos materiais, atraindo os visitantes a aventurar-se cada vez mais profundamente em sua arquitetura. Dentro dos limites definidos por estes muros de tijolo, os pátios dão acesso aos quartos e todas as outras comodidades compartilhadas, como a recepção, a biblioteca e o restaurante.
A estrutura das coberturas estão ocultas por estes muros, invisíveis aos olhos dos visitantes. A arquitetura se revela a medida que o hospede se aventura por este espaço intrincado de pátios, passagens e edifícios. Dentro dos pátios, há um leve deslocamento entre a estrutura dos edifícios e os muros que configuram seus espaços, como uma ampliação dos espaços internos que proporciona uma camada extra de privacidade.
Caminhando ao longo dos muros, os hóspedes também encontram escadas que levam à cobertura aonde é possível alcançar uma vista privilegiada da paisagem. Apenas três edifícios se sobressaem neste panorama completamente horizontal, o segundo pavimentos de um dos edifícios com pátio, um pavilhão à beira do lago e um edifício multifuncional no limite do terreno. O antigo armazém foi reformado e adaptado com uma nova estrutura de concreto para abrigar um restaurante, um teatro e um espaço para exposições.
Neste projeto, os arquitetos utilizaram apenas dois elementos paisagísticos para definir e organizar todo o programa - a parede e o pátio - unificando os espaços e criando camadas que buscam redefinir a tradição com uma linguagem arquitetônica moderna.